Expansão do Encontro de Saberes

Atualmente, o Encontro de Saberes encontra-se em pleno processo de expansão. Após a implementação do projeto-piloto na UnB, outras instituições de Ensino Superior, em parceria com o INCTI, vêm abraçando a proposta: a partir de 2014, o projeto passa a ser também executado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal de Minas gerais (UFMG), Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF), e Universidade Federal do Pará (UFPA), nos campi Belém e Bragança e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), nesta Universidade a disciplina passou a ser um componente estruturante e ofertada a todos o alunos da Instituição.

Além deste momento de ampliação em território nacional, o projeto vem sendo replicado na Pontíficia Universidad Javeriana, uma instituição de escelência no Ensino Superior colombiano. E, também naquele país, a proposta inovadora do Encontro de Saberes encontra-se em vias de experimentar o seu próprio processo de expansão.

A Pontifícia Universidad Javeriana de Bogotá - Colômbia, uma das universidades de excelência da Colômbia, ofertou em 2012 a disciplina Encontro de Saberes, nos moldes criados pelo instituto, no curso de Doutorado em Estudos Culturais. É a primeira internacionalização de uma proposta concreta de inclusão dos saberes tradicionais no ensino superior gerada pelo INCTI de Inclusão. Esta é também a primeira vez que essa matéria é ofertada em um curso de doutorado, configurando assim uma inovação absoluta no universo acadêmico latino-americano. Em outubro de 2012, em Bogotá, foi realizado o Segundo Seminário Internacional "Encontro de Saberes", em parceria com a Universidade Javeriana, para celebrar o encerramento da disciplina, carregando estudantes e mestres envolvidos em projetos similares em universidades do Equador, Venezuela, Peru, Bolívia e Argentina. O INCTI é o articulador desse encontro e dessa rede de Encontro de Saberes.

Diante de tais ramificações dentro e fora do Brasil, faz parte do plano de ações do Encontro de Saberes o estabelecimento de uma rede, capaz de articular e fomentar o diálogo em torno das inovações teórico-metodológicas viabilizadas através do projeto, carregando pesquisadores, mestres instituições públicas e demais intervenientes envolvidos nas ações e no debate.


INCT Inclusão
Instituto Central de Ciências - ICC Sul, lado A, Sala BSS 135/138
Campus Universitário Darcy Ribeiro - UnB, Asa Norte
Brasília - DF, Caixa Postal 04561 - CEP 70.919-970