notícias

Início da Disciplina Artes e Ofícios 2018

Primeiras aulas da disciplina Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais ocorrem com sucesso e contam com a realização de dois módulos ministrados por duas mestras.


No 2º semestre de 2018, a disciplina Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais, parte do Projeto Encontro de Saberes do INCT de Inclusão/UnB, iniciou seus módulos e já contamos com aulas das mestras Tamatatiua e Lucely Pio, além de uma aula (extra módulo) do mestre Antônio Bispo. Tamataiua, filha do Seu Teodoro, lecionou aula aos alunos de graduação da disciplina ensinando-os sobre as tradições dos bois pelo Brasil e as especificidades do Boi do Seu Teodoro de Sobradinho/DF.

A mestra raizeira e quilombola, Lucely Pio, ministrou aula aula aos alunos da graduação sobre o poder de cura das plantas, ensinou alguns métodos de coleta de plantas para produção de medicamentos naturais, respeito às plantas que também são seres vivos, conforme ensinou a mestra. A mestra também ensinou aos alunos a fabricarem o próprio remédio a a partir de plantas. Foram feitos dois tipos de remédio utilizando plantas do cerrado.

O Projeto Encontro de Saberes visa introduzir no ensino formal os saberes até outrora excluídos pela academia; Incluir os saberes tradicionais e os mestres sabedores detentores e mantenedores desses saberes é trazer par a universidade e seus alunos outras epistemes que fazem parte do nosso saber, nossa cultura, e que também são fundamentais para o melhor desenvolvimento da sociedade em geral.


INCT Inclusão
Instituto Central de Ciências - ICC Sul, lado A, Sala BSS 135/138
Campus Universitário Darcy Ribeiro - UnB, Asa Norte
Brasília - DF, Caixa Postal 04561 - CEP 70.919-970