Seminário Encontro de Saberes nas Universidades - Bases para um Diálogo Interepistêmico.
Ocorrido nos dias 16 e 17 de junho de 2015, na Universidade de Brasília, o seminário foi realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O Seminário Encontro de Saberes nas Universidades: Bases para um Diálogo Interepistêmico visou proporcionar um momento privilegiado de interação e aprofundamento das reflexões teórico-metodológicas sobre o projeto. Além disso, o evento teve também o propósito de consolidar a Rede Encontro de Saberes, o que lhe conferiu um caráter singular e histórico. Portanto, enquanto acontecimento delimitado no espaço-tempo, foi uma iniciativa fundamental, mas igualmente fundamentais serão os desdobramentos dele derivados, que irão fortalecendo o Encontro de Saberes no decorrer do processo.
O Seminário contou não apenas com conferências e palestras, mas também com apresentações culturais de mestres participantes do Projeto Encontro de Saberes, a saber o Mestre Fábio Soares (performance solo) do Cavalo Marinho Estrela de Ouro (PE); e Mestre Chico Simões do Mamulengo Presepada.
As conferências e palestras contaram com participação de professores e pesquisadores de universidades parceiras do INCTI, bem como mestres e mestras.
Assim, como se pode verificar no Seminário, o Encontro de Saberes pode ser entendido como uma proposta concreta de formação intercultural para o ensino formal, capaz de promover uma dupla inclusão: das artes e saberes tradicionais na grade curricular e, simultaneamente, dos mestres e mestras tradicionais na docência. Trata-se de uma intervenção teórico-política de tipo transdisciplinar, que busca descolonizar o modelo de conhecimento ensinado nas universidades.
Confira as fotos em nossas galerias de fotos.